ENTREVISTA: ZÉZÉ GAMBOA

Cales foron as razóns que o motivaron para traballar na industria cinematográfica e converterse en director de filmes?

Comecei a minha carreira muito jovem como realizador de telejornal e dos serviços informativos na TV de Angola em Maio de 1974, isto logo a seguir a revolução de Abril em Portugal. Não fui eu que escolhi ir trabalhar para a TV, como havia uma grande necessidade de formar técnicos angolanos, uma vez que muitos portugueses começaram a abandonar Angola, um primo meu e amigo, foi a minha casa propor-me, num domingo, para começar a trabalhar no que é hoje a TPA. Em 1980 fui para Paris fazer um curso de som de cinema. Posso dizer que não fui eu que escolhi o Cinema, foi o cinema que me escolheu!

Que supuso o éxito internacional de O heroi (2004) para a súa carreira?

O reconhecimento internacional do Herói, veio confirmar que a minha opção profissional, e o gosto que tenho pelo cinema, foram as escolhas acertadas na minha vida profissional. Na minha carreira enquanto realizador de cinema, dá-me maior responsabilidade para que os meus filmes, tenham no mínimo a mesma qualidade do Herói! Penso que no cinema o que é difícil, é manter a qualidade. Tenho sempre presente a responsabilidade de fazer melhor, mas no cinema há muitas variáveis, o que o torna num constante desafio.

Con que problemas se atopa para sacar adiante un proxecto cinematográfico? En que medida axudou o prestixio acadado polo Heroi en festivais?

Com todas as dificuldades que o cinema de autor atravessa – e sobretudo a crise das cinematografias frágeis, em particular do cinema africano – eu como muitos cineastas dos trópicos, continuo a ter dificuldades para subvencionar os meus projectos. Também é verdade que poderei beneficiar, às vezes, de um olhar diferenciado de alguns júris das Instituições que apoiam o cinema Africano, por ser um realizador que ganhou SUNDANCE, entre outros muitos prémios internacionais.

O Heroi fundaméntase nun tono dramático. En cambio, a súa seguinte longametraxe, O grande Kilapy (2014), explora tamén o discurso cómico. Supón isto unha mudanza consciente, un cambio de discurso deliberado, ou responde máis ben á necesidade de abrir novas vías comerciais?

Como dizia o Jean Luc Godard, um cineasta faz sempre o mesmo filme! Mesmo que o tom varie entre a comédia, drama, policial, ou outros. Parece-me evidente que um realizador quer ter sempre muito público. Eu sonho sempre que os meus filmes sejam comerciais no sentido em que vendem muito e assim atingem um grande numero de pessoas, independemente de ser ou não cinema d’autor. Quero que os meus filmes tenham sempre, a maior quantidade de público possível.

Cales son, baixo o seu punto de vista, os rasgos que definen o cine angolano? Existe unha ollada común ou xeracional?

A guerra marcou, e ainda marca, o olhar dos artistas angolanos sobre o mundo e a vida, e de certa forma estão ainda a exorcizar as marcas que esta deixou. Na gerações mais novas há ainda poucos realizadores que no entanto com imaginação e poucos recursos conseguem produzir os seus filmes.

Cales considera que serían as medidas máis urxentes para conseguir unha normalización da cinematografía angolana que asegure a súa continuidade?

Para tornar a actividade cinematográfica regular, seria importante que o Instituto de Cinema Angolano tivesse verbas para financiar o cinema! Será necessário, e urgente haver concursos de apoio, aos mais diversos formatos de cinema, documentários, curtas metragens, longas metragens, animação. Depois é muito importante também promover a formação de quadros, realizadores, guionistas, actores, técnicos, para que seja possível filmar-se em Angola com técnicos do país.

Angola é un país que sufriu unha guerra civil de 27 anos de duración que remata no ano 2002. Como valora a situación actual do país a nivel político e social?

A situação do País a nível social e político é muito difícil. Existe um fosso social enorme, há uma minoria de pessoas extremamente rica, e uma grande parte da população que vive na miséria, esta realidade em si mesma é razão de enormes tensões sociais. A nível político, como vamos ter eleições em Agosto do corrente ano, espero que existam alterações numa transição pacífica, que permitam uma melhor redistribuição da riqueza, melhor educação, melhor saúde.

Deixe unha resposta